domingo, 4 de agosto de 2013

Papel do professor, Estudo de caso e Plano do AEE

                                                                                                                                     
O professor do AEE tem um papel significativo na escola e no acompanhamento do aluno na sala RM, o mesmo promove a educação inclusiva, oferecendo o Atendimento Educacional Especializado aos alunos, público-alvo da educação especial (alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação) viabilizando o acesso e a permanência do aluno com deficiência na escola. O professor do AEE oportunizara reuniões, encontros, orientações, sugestões, questionamentos e abordagem de fatos reais e incentivos a comunidade escolar, com o intuito de sensibilizar para o desafio de acolher, e com isto apoiem e contribuam com a inclusão.
É um facilitador da integração do aluno, pois apoia e dá suporte necessário para os alunos e os professores.  Orienta os professores sobre como realizar um bom trabalho utilizando estratégias que permitam o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos educandos e sua inclusão em sala. No aluno procura reconhecer suas habilidades e necessidades, assim de posse destes dados define a elaboração do plano de AEE, com o tipo de atendimento e o material que deve  utilizar.
O estudo de caso é um importante instrumento de trabalho para o professor do AEE. Ao realizar o estudo de caso com entrevistas, observações, conversas, com os professores, familiares, os alunos especiais, os colegas, enfim com a comunidade educativa, e feita a avaliação com o aluno, além de observá-lo em todos os espaços da escola, assim o professor do AEE passa a conhecer o aluno, sua história de vida, pois obtém dados de diferentes tipos como também vai  proporcionar a possibilidade de cruzamento de informações que venham favorecer subsídios que confirmem as habilidades e necessidades dos  alunos. Tudo isso vem contribuir para um bom trabalho do professor do AEE, pois facilitará a organização de situações que favoreçam o desenvolvimento dos alunos, estimulando o seu desenvolvimento, como também que materiais poderá disponibilizar e/ou adaptar tendo em vista as necessidade s específica dos alunos.

O plano no AEE, contribui de maneira significativa,  pois é o guia do professor,  nele irá conter todas as ações que serão realizadas para desenvolver o aluno nos aspectos que lhe são peculiar , para favorecer sua inclusão na escola, ajudando-o a interagir, respeitar regras, cultivar valores, desenvolver autonomia, garantindo assim sua participação na sala o que vai contribuir para sua  permanência na escola.


Trabalhando os aspectos psicomotores (coordenação viso-motoras)

Trabalhando os aspectos psicomotores (coordenação viso-motoras)

Aspectos cognitivos (observação e atenção)

Aspectos psicomotores (desenvolvimento motor amplo)

Aspectos cognitivos (percepção e concentração)
Aspectos Psicomotores (coordenação manual digital)

Aspectos Psicomotores (coordenação manual digital)

Aspectos cognitivos (Classificação)

6 comentários:

  1. Laponísia, o texto mostra claramente que trabalho do professor de AEE é fundamental, pois permite que o educando com deficiência aprenda de acordo com seu rítmo, com sua limitação e seja valorizado como pessoa na escola e no meio em que vive.
    Acrescento que a formação continuada é necessária para o fortalecimento do nosso trabalho e das práticas pedagógicas inclusivas. Precisamos ser eternos aprendizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, realmente o professor precisa estar constantemente em formação, para que se renove e se fortaleça. Iaponísia.

      Excluir
  2. Realmente o professor tem que está constantemente em formação, para que se renove e se fortaleça.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, seu blog está maravilhoso e as fotos, melhores ainda.
    Suas reflexões
    São de relevante compreenção para a realização do plano no AEE, para a execução das atividades peculiares à cada caso.
    Que bom ter você como amiga educadora, para felicidade das crianças da escola que você trabalha, confiantemente na verdadeira inclusão.

    Um abraço,
    Maria do Carmo.

    ResponderExcluir
  4. Iaponízia seu texto ficou bem claro e objetivo quanto ao nosso papel enquanto professores de AEE, as atribuições que temos e a importância de um bom estudo de caso na construção do Plano de AEE, que contribuirá significativamente para a superação das barreiras encontras pelo EPAEE na escola comum.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto aborda com clareza a importância de nosso papel como professor de AEE e a relação do estudo de caso e o plano do AEE em nosso atendimento, realmente eles subsidiam e norteiam nosso trabalho de forma eficaz objetivando o melhor desenvolvimento de nossos alunos.

    ResponderExcluir