RESUMO
O Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem um papel significativo na Escola e no acompanhamento do aluno na Sala de Recurso Multifuncional (SRM), o mesmo promove a educação inclusiva, oferecendo o AEE aos alunos, público-alvo da educação especial (alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação) viabilizando o acesso, ajudando-o a interagir, respeitar regras, cultivar valores, desenvolver autonomia, garantindo assim sua participação em sala de aula, o que vai contribuir para sua permanência na Escola. A organização do AEE considera as peculiaridades de cada aluno. Por isso, o primeiro passo para se planejar o atendimento vem a pessoa, o aluno com sua história de vida, sua individualidade, seus desejos e diferenças. O presente trabalho é intitulado “Atendimento Educacional Especializado na Construção da Aprendizagem do Aluno Autista: habilidades e potencialidades” apresenta o relato de um estudo de caso real de um aluno com 7 anos, matriculado no 1º ano em uma Escola Municipal de Fortaleza, diagnosticado com autismo infantil. O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação, assim como, pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses conduzindo a criança ao isolamento contínuo. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo identificar novos métodos, estratégias e técnicas que venham a somar e favorecer o desenvolvimento do aluno autista, visando a aprendizagem, a auto realização, a inclusão social e a sua independência. Foram utilizadas como base as pesquisas dos autores Bez (2014), Mantoan (2011) e Vygotsky (2010) que abordam os temas, o autismo, a inclusão social e a aprendizagem, como também, outros pesquisadores e as Leis que fazem referências à inclusão. A metodologia utilizada é a Aprendizagem Colaborativa em Rede (ACR), por meio de estudo de caso que contemplam as seguintes etapas: Apresentação do problema; Esclarecimento do problema; Identificação da natureza do problema; sugestão para resolução do problema; e o Plano de AEE. Os resultado obtidos foram o envolvimento cooperativo do aluno autista com Professor de AEE/família; professor de AEE/colegas de sala de aula; Professor de AEE/colegas/ambiente Institucional, evidenciando o comportamento interativo do aluno autista em relação ao convívio com seus pares que contribuiu e motivou para sua aceitação no ambiente escolar e na aprendizagem, através de uma rotina disciplinar e continua que a própria Escola estabelece. Conclui-se que o plano AEE foi eficiente e eficaz para o melhor, para o entendimento autonomia entre o binômio direitos/deveres do cidadão.
Palavras-chave: (1) Autismo infantil, Inclusão, (2) Atendimento Educacional Especializado, (3) Plano de AEE e (4) Aprendizagem.
Orientadora: Profª Ms. Janine Barreira Leandro
Data da aprovação: 03/12/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário